16 de nov. de 2009

O INÍCIO DA ARTE DO TRANSFORMISMO

.
Este espaço surgiu da minha admiração pelo trabalho e reconhecimento dos transformistas que deram inicio a arte da transformação no Ceará, as precursoras. Devemos a elas nossas inspirações e nosso espaço adquirido hoje na sociedade.
Este mês tenho o prazer de apresentar as irmãs mais tradicionais do Mundo Gay no Ceará, uma dobradinha que deu certo. Duas transformistas tradicionalíssimas nos palcos, nos bailes de carnavais e grandes eventos de Glamour, estou falando das maravilhosas e únicas: Samantha Girard e Pautita Rans.

Scarllet - Como surgiram Samantha Girart e Pautita Rans?

Samantha - Havia um grupo chamado Metamorfose no início da década de 80, que deu início a arte do transformismo, composto por doze pessoas, entre elas: Diane Prince, Luciano Costa, Rebeca, Yolanda, eu e outras mais. Quando eu entrei no grupo fui batizada, pelo diretor do Grupo, Ricardo Dione, como Samantha, nome esse que foi inspirado do seriado americano: “A feiticeira”, sucesso na época. Estávamos montando o espetáculo francês: “O cassino das bonecas virgens”, daí veio o sobrenome Girart, e foi assim que surgiu: Samantha Girart.

Pautita - Sempre gostei muito de shows, palcos... e sempre vinham muitas amigas de Samantha ensaiar aqui em casa, e elas viam meio jeito e já diziam: “Renatinha, essa ai vai ser a sua sucessora”. Acha aquilo tudo muito bonito e acompanhava elas mesmo sendo menor de idade, me escondi muito da polícia (risos), por ser menor de idade. E uma amiga de Samantha, Meire Blue foi quem me ajudou a me transformar pela primeira vez e quem me batizou escondido de todo mundo, nem mesmo Samantha sabia. Ao completar meus 18 anos, Meire Blue, que era apresentadora da Boate Casa Branca, me convidou para fazer um show, foi quando subi aos palcos pela primeira vez.

Scarllet – Quais os momentos mais marcantes em sua carreira?

Samantha - Um dos momentos mais marcantes em minha carreira foi quando fui Rainha do Carnaval em 1986, título que batalhava já há três anos. Outro momento importante foi quando minha irmã foi Miss Mundo em 1992, além da felicidade de ela ter ganhado o título, fui eu quem a produziu e ela levou todos os prêmios da noite: Melhor Traje Típico, Melhor Vestido de Noite e o título principal de Miss Mundo. Em 1995 fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez para desfilar na Marquês de Sapucaí, na Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, esse foi também um dos grandes momentos em minha carreira, pois desfilei com a minha fantasia.

Pautita - Meus momentos mais marcantes foram quando eu fui Miss Mundo, como Samantha mesmo mencionou, pois já vinha concorrendo há três anos, e foi uma grande conquista. Outro momento foi um show que fiz ao lado de minha irmã no Othon Palace Hotel, pois fomos escolhidas entre tantos transformistas maravilhosos para realizar esse show. Sem falar em todos os meus shows que são sempre muito marcantes pra mim. Quero ressaltar a força e o incentivo, sempre presente durante toda a minha vida, de minha amiga Andreza Pantoche. Começamos juntas e permanecemos juntas até hoje.

Scarllet – Como foram as aceitações da sua família com relação as suas personagens e também as suas orientações sexuais?

Samantha - Essa história é muito engraçada! Meu pai me viu em pleno carnaval montada no baile municipal que acontecia no Ginásio Paulo Sarasate. Quando estava subindo uma escada eu dei de cara com ele. Eu fiquei morta de vergonha, jamais ia imaginar que iria encontrar meu pai lá. Corri pra casa pra me desmontar e quando ele chegou veio falar comigo e disse: “Você estava tão bonita, porque veio embora?”. (Risos). Dalí em diante ele me aceitou e começou a me ajudar até a fazer minhas produções e fantasias. Meu pai sempre foi maravilhoso, era como um amigo. Na verdade tanto meu pai quanto minha mãe sempre foram nossos amigos, e nunca descriminaram a gente. Depois minha mãe passou a fazer até as minhas roupas de mulher.

Pautita - Já eu tinha muito medo de contar pra eles, pois eles já tinham a Samantha como um filho gay dentro de casa, e outro, na minha cabeça, ia ser mais difícil para eles aceitarem. Sempre ia me montar escondida, fora de casa, nas boates. Até que ganhei o concurso Miss Mundo e ai ficou impossível esconder deles, pois naquela época quando se ganhava um concurso de beleza a impressa ia até a casa da vencedora para entrevistá-la. No dia seguinte eu esperei meu pai sair para o trabalho, ai, na mesa tomando o café com minha mãe, olhei pra ela nos olhos e disse que havia me vestido de mulher para participar de um concurso e tinha ganhado. Ela olhou pra mim e perguntou: “Como você se sentiu, é isso mesmo que quer?”. Então eu falei, que tinha gostado sim e que era isso mesmo que eu queria. Ela me perguntou se eu sabia que ia ser uma batalha muito grande contra o preconceito. E eu disse que sim, que sabia. (Emocionado). Então ela falou que se era isso mesmo que eu queria, ela iria ficar do meu lado. Era tudo que eu queria, já tinha o apoio da minha irmã e agora com o da minha mãe estava tudo resolvido.

Scarllet - Quem está por traz da Samantha e da Pautita? Fale-nos sobre o artista por traz das personagens.

Samantha – Por traz da Samantha tem a Renata, porque o Renato só existiu de verdade até meus 18 anos, pois tinha que cumprir com as obrigações de alistamento juntos ao Exército. “Antes eu tivesse ido de vestido, pois não passei nem da porta.” (Risos). Então após obrigação cumprida a Renata tomou o lugar do Renato. Pois a partir dalí decidi virar travesti começando a me hormonizar, hoje me sinto uma mulher, pois penso e ajo como uma, sou uma senhora de respeito (Risos), foi ai que surgiu a profissional Renata Alves, cabeleireira e estilista. Pois é assim que assino minhas criações. E a Samantha depende da Renata, porque é a Renata que tem as idéias, que cria e que produz a Samantha.

Pautita – Eu sempre fui assim desse jeito, estudei e quando terminei os estudos, resolvi seguir os passos da minha irmã, pois sempre tivemos salão em casa, e ao lado dela me tornei o profissional que sou hoje, o cabeleireiro Robson. Meu hobby é subir nos palcos como Pautita e fazer meus shows.

Scarllet – Deixe aqui seus agradecimentos:

Samantha: Agradeço em primeiro lugar a Deus; ao meu pai que sempre foi meu amigo, me deu amor e carinho sempre; a minha irmã que mora comigo e sempre está do meu lado; as minhas duas irmãs; as minhas amigas da época: Dione, Félix, Erivalda (Nathalia Kisky); e ao Wellington.

Pautita – Agradeço a minha amiga Andreza Pantoche, que é minha amiga de infância e sempre esteve do meu lado em todos os momentos da minha vida; ao Cleber Weyne; Ana Weyne; meu sobrinho Wesley que me ajuda muito nessa parte virtual (Risos); minhas irmãs Débora e Dayse; a Tablata Fiterman, Linda Carter, Júnior Forte, Mônica Lepynsk e a maravilhosa Meire Blue, que foi quem me ajudou na primeira montagem.

Agora nós vamos encerrar nossa entrevista com um bate-bola com as duas irmãs:

Samantha
Deus: Ser superior.

Família: Porto seguro.
Felicidade: Amanhecer.
Tristeza: A perda de Nathalia Kinsky.
Conquista: Respeito.
Amizade: Minha irmã (Pautita).
Uma mensagem: Que as pessoas se amem mais.
Pautita por Samantha:Ídolo.

Pautita

Deus: Magnitude. Família: Meu alicerce. Felicidade: Saúde.

Tristeza: Perda da minha mãe.

Conquista: Minhas realizações.

Amizade: Lealdade.

Uma mensagem: Nós somos alunos e professores uns dos outros.

Samantha por Pautita: Minha vida.

Agradeço ao carinho e atenção com que minha equipe foi recebida em vossa casa. Nosso fim de tarde foi maravilhoso e perdemos até a noção do tempo. Foi um prazer enorme poder conhecer mais de perto duas estrelas tão encantadoras, com suas simplicidades e carismas. Continuem assim e sucesso sempre! Tenho certeza que ficará na minha memória para sempre e todo o nosso público vai amar. Obrigada meninas.


Beijos,
Scarllet O’Hara.


.

41 comentários:

  1. olha que lindo que foi essa entrevista de vcs... muito obrigado scarllet por entrevistar essa duas maravilhosas pessoas que são magníficas.... à pautita o meu muito obrigado pelo seu reconhecimento da nossa amizade. bjos linda te adolo muito... a minha grande amiga samantha, vc é show linda.... bjos da sua grande amiga, a transformista do ano da boate divine do ano de 2006, Monica Lepinsky!!!

    ResponderExcluir
  2. Se a alegria se personificasse teria dois nomes possíveis: Renata e Pautita. Muito bonita a amizade das duas e com certeza elas merecem muito, a luz que elas transmitem é radiante e eterna! Beijos!
    E parabéns pela entrevista, Scarllet, esse espaço que você abre aqui irá acrescentar muito com as experiências dessas maravilhosas transformistas.

    Postado por Jaqueline.

    ResponderExcluir
  3. eu acho de extrma importancia valorizarmos as precurssoras do transformismo no ceará, uma terra que tem que ser cabra macho mesmo para transformar seu lado masculino em lado feminino, parabéns pela matéria. Graco Alves

    ResponderExcluir
  4. Quero eu mesma e minha irmã em particular agradecer a pessoa maravilhosa que foram vcs deixando a gente o mais natural possivel de forma que nossa entrevista virou uma conversa de chá das 5 rsrsrsrsrsrs!!!!

    Pautita Rans.

    ResponderExcluir
  5. adorei a materia...parabens as duas..bjssssssssss

    ResponderExcluir
  6. REALMENTE É UMA HISTÓRIA MAGNÍFICAS DESSAS DUAS ESTRELAS...QUE ATÉ HOJE TEM O SEU NOME MARCADO NAS PASSARELAS E NO PALCO..EXEMPLOS DE VIDA..POR QUE A SAMANTHA E PAUTITA SÃO GUERREIRAS ESTÃO SEMPRE NA MÍDIA DO MUNDO GLS..PARABÉNS!!!
    AGORA AQUI É DEIXO TODO MEU CARINHO E AMOR POR ESSAS 2 PESSOAS QUE DÃO VIDAS A ESSAS ESTRELAS...DESEJO A ELES O DOBRO DA MINHA FELICIDADE,POIS SÃO AMIGOS VERDADEIROS QUE POSSO CONTAR COM ELES SEMPRE...QUE DEUS ILUMINE SUA CAMINHADA DE PAZ,SAÚDE AMOR E SUCESSOS..BJOS PRA VCS AMO DE CORAÇÃO... DOIS SERES TÃO SIMPLES QUE BRILHAM SEM PRECISAR PEDIR NADA....POIS ELES POSSUEM UM BRILHO PROPRIO....ABRAÇOS DO AMIGO ETERNO

    CLEBER MOREIRA WEYNE

    ResponderExcluir
  7. Antes de quaisquer comentários, gostaria de parabenizar a redatora Scarllet O’Hara pela belíssima apresentação do texto e entrevista. Falar dessas duas pérolas não é missão fácil e, nem tão pouco uma missão impossível, mas, tem que ter uma percepção especial, pois não é fácil está diante a dois Ser de muita luz.
    Sou fã dessas duas artistas, e tenho certeza que os apreciadores da arte do transformismo também são. Hoje o Ceará, é muito bem representado em todo o mundo, e não é atoa que somos espelho para muitos de outros estados e/ou regiões. Pra finalizar, tenho que por um comentário pacífico, mas um tanto “polêmico:”

    O palco foi feito pra receber todos os artistas, e esses que se expõem e fazem desse local a passarela dos sonhos, tem que se permitir a vitórias e desafios... Nem sempre os resultados oferecem o sucesso e a glória, porém, as pessoas que estão ali pra competir têm que mostrar o talento e independente de resultados. Mais valioso do que o troféu é o reconhecimento e aplausos.

    Amo você meninas, parabéns e que DEUS as abençoe sempre!

    Com carinho,

    Carlinhos da Bahia - O Gotoso

    ResponderExcluir
  8. Arrazou na entrevista, Scarlet, parabêns....E prasqueridas,deixo aqui o meu agradecimento, por fazerem parte da minha vida e por terem enfrentado tanto preconceito, e por abrir as portas da sociedade para q hj, sejamos bem aceitas.Um grande bj Pautita e Samantha.....
    Nayanne Kash!

    ResponderExcluir
  9. xiiii dizer o que voce e samantha siginifica pra mim é um previlegio
    pois voces é mais que ESPECIAL em minha vida...

    PARABÉNS pela sua linda HISTORIA de vida
    pois voces nacerão pra brilhar
    voces contagiam por onde passa !!!!

    Yasmin Kilvia
    PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS ....
    voces são de +++++++++++++++

    ResponderExcluir
  10. Pautita, apenas tenho que parabenizar vc e Samantha...LINDA HISTÓRIA DE VIDA.
    Vcs nasceram estrelas, por isso o motivo de tantas conquistas...
    Me emocionou mto o apoio sa sua família...(é a base)
    Tenho que encerrar esse meu breve comentário com DESEJOS...
    DESEJO:
    + SUCESSO
    + APLAUSOS
    + VITÓRIAS
    + DETERMINISMO
    +++++++++DEUS PRESENTE EM SUA VIDA
    VC MERECE!!!!

    Vagner

    ResponderExcluir
  11. HOMENAGEM DE DIEGO ARTHUR
    ÀS SENHORITAS GIRAT E RANS
    Feliz por ter Conhecido Vocês
    Na vida damos muitas voltas...
    E, durante esses giros encontramos muitas pessoas que
    nos marcam e que nos deixam alguma coisa especial.

    Com vocês foi assim...
    A gente se conheceu de repente naquele jeito que
    somente a vida nos prepara e gostei da sua forma
    de falar, de agir, de me tratar,
    vocês já estão sendo especial em minha vida.

    Já ganharam um espaço íntimo em meu coração
    espero que vocês também tenham tido
    a mesma impressão de mim.

    Pois estou alegre por ter conhecido umas pessoas
    tão legais como vocês, tão diferentes, tão agradáveis...

    É não sei não...
    Mas gostei de vocês e quero lhes falar
    que eu estou feliz por ter conhecido vocês!

    Vocês também, ficaram feliz em me conhecer ?

    Diego Arthur.

    ResponderExcluir
  12. O que falar de pautita e samantinha...
    Só tenho a elogiá-las pelo seu alto astral e seu glamour. Os palcos precisam delas mais vezes para que elas possam mostrar o requinte de uma arte que muitos artistas ainda precisam conhecer. Que bom que artistas como scarlet estão dando essa oportunidade e reverenciando o trabalho delas. Parabéns ao blog. Isso sim é conteúdo de qualidade! UM beijo a todos!
    Flávia Fontenelle

    ResponderExcluir
  13. conheço um pouco da historia das 2 sempre unidas e adoram a arte do palco ,shows entre outros o mais importante foi o apoio da familia e a uniao entre as 2 ate hj bjss saudades .. zhambya

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante e emocionante, conta o quanto o sofrimento, e as descriminaçoes da SOCIEDADE, vocês venceram a sociedade que nao aceitava vocês, hoje vocês sao ricas de ESPIRITO e de ALMA,com a vontande de ser o que e hoje vcs são ,BRAVO amiga fico super contente com o seu sucesso...
    atenciosamente seu amigo de hj e sempre !!!
    ORLANDO PRUDÊNCIO.

    ResponderExcluir
  15. O que dizer...
    faço parte dessa historia com muito orgulho tanto de momesntos maravilhosos, bons, rasuaveis e ruins. E agradeço muito a Scarlet por contar a historia de duas pessoas que amo muito e que merece todo o respeito. obrigado por deixar eu fazer parte dessa historia de vida tão linda como a de vocês. So mais uma coisa, graças a Robson e Renata eu(Junior Forte) e meu irmão(Flavio) nus ensinaram a respeitar pessoas como eles, agente AMA VOCÊS OBRIGADO. Junior Forte

    ResponderExcluir
  16. amei a sua entrevista e da renata!!! você são pessoas maravilhosas que merecem todo o sucesso e felicidade do mundo!!!



    adoro vocês!!!

    bjo enooorme

    Denise Lima

    ResponderExcluir
  17. Adorei a entrevista de Pautita e Samantha pois foram duas pessoas que sempre me ajudaram e que moram no mesmo bairro que eu sempre me identifiquei com as duas pois Samanta é digna tanto nos palcos quanto no trabalho pois ala da o nome nos bordados e ambas são muito unidas queridas por nós e por todos eu me emocionei com as palavras e de saber que faço parte desta historia maravilhosa e bem vivida destas duas pessoas gêniais TA ESCANDALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

    beijos da DIVA DO HUMOR E DA ALEGRIA
    TABLATA FITERMAN

    ResponderExcluir
  18. Eu só tenho a dizer que pra mim elas são as maiores ESTRELAS DO UNIVERSO.

    ResponderExcluir
  19. EU sim, sei tudo de Samantha, desde o RAINHA DO CARNAVAL 1996 ao ESPETÁCULO O CASSINO DAS BONECAS VIRGENS, sempre estive presente em todos os Eventos de Samantha até 1996.
    não existe pessoas como elas, pra mim ELAS já fazem parte da CONSTELAÇÃO DAS ESTRELAS.
    RS

    ResponderExcluir
  20. E de se render a duas pessoas maravilhosas , sinonimo de alegria e felicidade parabens sucesso !!! Marzia Moura.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns por todas as vitorias conquistadas,vocês merecem tudo isso e muiito mais...

    ResponderExcluir
  22. feliz pelas duas´pois toda luta bravia e com respeito tem o reconhecimento.parabéns.bjs..Déborah

    ResponderExcluir
  23. Meu carinho a Pautita e a Samantah , parabéns pelo pioneirismo no transformismo e fiquei emocionada em ver o nome de Meire Blue.
    beijos , Graça Caetano KYM

    ResponderExcluir
  24. adoro as irmas pautita e renatinha hj colhesida com samanta foi conhecendo pautita rans que eu me enterecei por a bela arte dotrasformista e por quaza desa amizade me tonei um traformista que sou hj devo a pauti meo nomer que antes enrachadra rans hj colhecido como o traformita linda carter uma omenagem a mulher maravilha bjs pautita e sarmanta

    ResponderExcluir
  25. Cada uma mais radiante que se completa no lindo orvario de felicidade e harmonia de raios de luz beijos vcs sao maravilhosas.

    Ana Paula de Ravena.

    ResponderExcluir
  26. Voces são um exemplo de verdade neste nosso mundo tão hipocrita. Parabens meninas maravilhosas , Renatinha querida amorosa e centrada te adoro!Pautita olhos e alegria de menina eu e Puca te adoramos Valeu pelo exemplo de perseverança bjs Prof. Elizabeth

    ResponderExcluir
  27. Parabens muito boa a entrevista...bjs
    Buanna D Bauer

    ResponderExcluir
  28. Eu não sabia que eu era amiga,de uma miss mundo.....
    vcs merecem todo elogio e respeito....
    como profissional e pessoa que são,li a entrevista e confesso ,eu naõ conhecia a metade da pessoa,que vc é.....
    e vou te admirar mais ainda.
    BJS E QUE DEUS ABENÇOE VCS!

    Marinete.

    ResponderExcluir
  29. Falar de renato e Robson È facíl:
    Meus amigos de infância e meus irmãos de coração.
    Falar de transformação de renato para Samantha e Robson para Pauty
    fica dificíl,elas são tudo isso que falaram,só esqueceram de dizer que DEUS
    fez uma constelação de estrêlas e deixou que duas brilhassem mais
    e as batizaram de Samantha e Pautita.
    Sou suspeita em falar mais as duas pra mim são:
    Alegria Amizade e muito mais,e porque não dizer minha familia meu porto seguro.
    Amo as duas de cora ção,que DEUS dê uma caminhada longa a ambas,que elas prossigam a brilhar e que jamais a estrela de cada uma se apague.
    Beijos e sorte,da amiga de sempre, Ana Weyne.

    AMO VCS...

    ResponderExcluir
  30. Parabéns,tinha q ser vc pra dar a oportunidade
    a essas pessoas maravilhosas q fazem parte de seu meio artistíco
    o blog tá bombando,vc merece bjs.
    ANA WEYNE.

    ResponderExcluir
  31. adorei a foto,parecem duas estrelas......gente quem é que faz essas lindas mulheres se transformarem?pois sei que ficam tão lindas que fico sem palavras kaaaaaaaaaaaaaaaaaa.MARAVILHOSAS,BELÍSSIMAS,SÃO AS GEMEAS MAIS LINDAS QUE CONHEÇO.BJSSSSSSSSSS!!!!!

    Ass: Angel.

    ResponderExcluir
  32. se todas as pessoas fizessem o que a samantha falou o mundo seria bem mais alegre,e a pautita sempre mostrando o que é ser familia. linda entrevista, alias de voces duas nao poderia ser diferente.
    ass : Washington sousa

    ResponderExcluir
  33. samantha e pautita são muito queridas e respeitadas ,alem de talentosas, a samantha é mil e uma função,adoro os shows estilo vedete elas arrasam, grande beijos a todas e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  34. As pessoas
    especiais são aquelas
    que têm a habilidade de dividir
    suas vidas com os outros.

    Elas são honestas nas atitudes,
    são sinceras e compassivas,
    e sempre dão por certo que
    o amor é parte de tudo.

    As pessoas especiais são aquelas
    que têm a habilidade de se doar aos outros,
    e de ajudá-los com as mudanças
    que surgem em seus caminhos.

    Elas não têm medo
    de serem vulneráveis;
    elas acreditam que são únicas
    e têm orgulho em ser quem são.

    As pessoas especiais são aquelas que
    se permitem os prazeres
    de estar próximo aos outros
    e importar-se com a felicidade deles.

    Elas vieram para entender
    que o amor é o que faz
    a diferença na vida.

    As pessoas especiais são aquelas que
    realmente tornam a vida bela....
    VCS SÃO ESPECIAIS E EU OS ADMIRO MUITO
    Samantha E Pautita
    SUA AMIGA DE HJE E SEMPRE EVELINE ALVES

    ResponderExcluir
  35. adorei as minhas e sempre estrelas de tantos shows, desfiles festa brilho e luz amigas de todos os momentos,falar das irmãs e dizer que bom as muitas vezes que tivemos oportunidade de brilha juntas , elas são minhas irmãs tambem porque sempre contei com elas e sei que sempre contarei não so com elas e sim com todas as estrelas do mundo gay do ceará. [RD]Dayany Princy

    ResponderExcluir
  36. Quero parabenizar minhas entrevistadas de novembro, Pautita e Samantha, pela grandiosa repercussão de suas entrevistas e pelo grande sucesso que tem e sempre terão! Foi uma grande honra e satisfação, principalmente porque surgiu um amizade entre nós. Meu blog estará sempre de portas abertas para vcs queridas. Não deixem de visitar esta página, pois vcs tb sempre estaram aqui e ja fazem parte dessa história tb. Beijos sinceros, Scarllet.

    ResponderExcluir
  37. Tá show de bola,adorei a entrevistas da samatha e pautita...deve investir mais nas entrevistas ..ótimos exemplos a ser seguido...cheiro!

    Aleson.

    ResponderExcluir
  38. não quero indIntificar-me mais tanto pautita como samantha saberá quem simplesmente hj e sempre esteve ao seu lado principaumente nos momentos de glória onde o apogel eram elas, e gtato a pessoa que hj abre as portas para essas eternas DIVAS de histórias de vida comovente e verdadeiras!!!

    ResponderExcluir
  39. eu queria parabenizar a peformance da criação para descobrir os verdadeiros talentos do ceara.reamente samantha e o nome do glamour do nomee do brilho etc........pautita hahahaha precisa de comentarios vc nasceu com o sucesso entao nao temnehum comentario q eu possa fazer que limite vc ou seja vcsnasceram gemeas em epocas diferentes bjos thiara.

    ResponderExcluir